O relatório da IEG Sponsorship diz que a "moda" de usar o esporte para a venda de serviços e produtos está causando uma intensa competição entre as empresas anunciantes e valorizando o preço cobrado pelas associações promotoras das competições e os atletas internacionais. De fato, nenhuma outra ferramenta de marketing viu um crescimento tão rápido do custo para os anunciantes. A IEG Sponsorship acredita que enquanto a mídia tradicional e as promoções estão perdendo o brilho, o marketing esportivo passa a ocupar um lugar cada vez mais importante nos orçamentos de propaganda das grandes multinacionais. Os investimentos das empresas em marketing com esportes incluem desde propaganda, patrocínio de competições, contratação de atletas famosos para endossar produtos, convites a personalidades, clientes e fornecedores para assistir competições esportivas, até o pagamento das despesas de viagem de delegações esportivas. |
Nos Estados Unidos os campos particulares estão diminuindo e os campos públicos aumentando. 26,4 milhões da população - correspondente a 11,9% do total - jogam golfe. Mais de cinco milhões são operários e 2,9 milhões aposentados. Ao contrário do que se pensa, é um esporte onde pessoas de todas as classes, como executivos, empresários, motoristas de táxi, operadores de máquinas, misturam-se nos campos de golfe.
No Japão, um título de clube chega a custar de dois a cinco milhões de dólares.
Ainda assim, há fila de espera que demora entre cinco a 10 anos para o interessado.
No Oriente, jogar ainda é status. Em pleno deserto os árabes construíram um campo.
Se o trabalho de irrigação for interrompido por 6 meses, o campo desaparece.
No Japão, onde as planícies são reservadas exclusivamente para a agricultura, especialmente para o plantio de arroz, os campos de golfe são construídos nas montanhas. Os construtores rebatem os picos das montanhas para os vales, em enormes trabalhos de terraplenagem, e um único campo chega a custar 100 milhões ou mais de dólares.
Na Europa não há caddies (carregadores de tacos). Há carros elétricos, mas alguns jogadores preferem carregar seus tacos, como o ator Sean Connery (James Bond).
Na reunião de 71 países em Saint Andrews, a Zâmbia esteve presente e pediu aos demais países que cedessem tacos usados para a sua população.
Atualmente, existem mais de 100 associações, uniões, confederações e federações de golfe no mundo filiadas à "The Royal and Ancient Club of St. Andrews".
Em 1987, a Cosmo World Corporation investiu US$ 800 milhões na compra de um complexo hoteleiro com quatro campos de golfe e dois hotéis em Pebble Beach, na Califórnia.
No Brasil, existem diversos campos em construção: Trancoso, Curitiba (Graciosa) e Ribeirão Preto, entre outros. Recentemente, foram inagurados campos em Búzios, Ibiúna, Mogi das Cruzes e Sauípe.
Os títulos de clubes de golfe japoneses são cotados na Bolsa de Tóquio e o de mais prestígio é o Koganei Clube Tóquio, cujo título vale US$ 2 milhões.
Segundo a Advertising Age, principal publicação de propaganda dos EUA, o patrocínio de competições esportivas cresceu a uma taxa média de 17% ao ano desde meados dos anos 80 em comparação com um crescimento médio anual de 7,5% dos investimentos em publicidade e 7,4% na promoção de vendas.
Muito bacana essa noticia continue assim
ResponderExcluir