O Pitch & Putt (PP) tem tido um grande desenvolvimento no nosso País, especialmente na região Norte. Já muitas pessoas me têm perguntado a minha opinião sobre esta forma de jogar o nosso tão querido desporto, a nossa modalidade de eleição, o Golf.
Ora, eu acho que o PP pode proporcionar um grande crescimento no número de praticantes de Golf, por três razões: é mais fácil, consome menos tempo e acarreta menos custos quer em termos de equipamento, quer em termos da construção de campos para se jogar.
O PP é jogado só com 3 ferros e em campos cujo comprimento total não pode exceder os 1200m. Tem tido um grande crescimento pela Europa fora, em especial em Espanha onde já tem uma dimensão semelhante ao Golf tradicional.
Os Espanhóis levam o PP muito a sério, tendo já criado várias competições a nivel Nacional, tanto individuais como por equipas. Ora, todos nós sabemos que o número de jogadores de Golf em Espanha é bastante elevado.
Em contraste, em Portugal temos cada vez menos praticantes. Logo, o PP não pode, pelos reponsáveis do Golf no nosso País, ser considerado uma modalidade separada do Golf, mas apenas uma forma de jogar Golf. Pois, se for considerado uma modalidade corre-se o risco de só aumentarmos os praticantes de PP e não de Golf tradicional.
Se deixarmos as pessoas especializarem-se em PP não estaremos a contribuir para o crescimento do Golf. Estaremos, isso sim, a contribuir para o crescimento de outro desporto.
Dito isto, não posso deixar de louvar todas as iniciativas que potenciam o PP, sendo que espero que as pessoas que organizam esses torneios não tenham um visão limitada do que pode representar o PP para o desenvolvimento do Golf em Portugal.
A Federação Portuguesa de Golfe tem uma comissão e um calendário de PP (não se percebendo porque razão não tem nenhum torneio na região Norte que é onde estão a maioria dos campos homolgados), a Associação de Golf do Norte de Portugal também tem o seu calendário, os clubes com campo PP também já começam a ter o seu próprio calendário, mas tudo isto pode não ter o impacto desejável se não for feito um esforço de divulgação do Golf tradiconal junto dos praticantes de PP.
Em suma, o PP pode ser uma forma muito boa de se começar a jogar Golf, desde que se constitua como uma ferramenta para o crescimento do Golf no nosso País e não tente ser uma modalidade separada deste nosso desporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário