Acompanho há já alguns anos o crescimento de vários jovens como jogadores de Golf e como pessoas, fruto de algum apoio que dei nos últimos anos às escolas do Oporto e também, ultimamente, como membro da Direcção da Associação de Golf do Norte de Portugal.
Em quase todos os torneios em que tive o prazer de estar presente junto dos jovens era proibido aos seus Pais fazerem de Caddie. Esta condição faz normalmente parte dos regulamentos das provas de jovens organizadas pela Federação e só é suprimida muito raramente, e sempre no escalão etário mais baixo.
Ora, já muitos Pais se indignaram contra esta condição e me perguntaram o porquê dela existir. Em minha opinião e, infelizmente, é inevitável que assim seja. Isto porque, na maior parte dos casos, os Pais reagem mal a erros dos Filhos, pressionando-os ainda mais com comentários negativos. Comentários do género:”já viste o que fizeste?”; “assim não vais lá!”, “outra vez três putts!”, etc., são muito comuns.
O papel que deveriam desempenhar era exactamente o oposto. Tinham obrigação de ser os primeiros a tentar levantar o moral dos jovens com frases positivas e fazê-los esquecer o shot falhado para se poderem concentrar no próximo. Por exemplo: “concentra-te que ainda falta muito jogo!”; “tens capacidade para acabar no par do campo!”; “dedica-me o birdie que vais fazer neste buraco!”, etc.
Todos sabemos que o Golf já é complicado por si só e que a parte mais complicada para qualquer jovem que se está a iniciar na competição é conseguir dar a volta nos momentos mais complicados, esquecendo o que está para trás e concentrando-se shot a shot até ao final da volta.
Durante os 18 buracos o que importa é fazer com que o jovem esqueça os erros que cometeu e se motive e concentre para fazer o melhor possível até final. Muitas vezes, apenas os seus Profissionais são capazes de deste aconselhamento e sabem que o momento para analisar os erros é após a volta e não durante a mesma, sob pena de agravarem o resultado do jogador.
Felizmente, nem todos os Pais se comportam desta maneira, e quando acompanham sabem qual a melhor maneira de aconselhar os seus Filhos, de modo a fazer vir ao de cima as suas capacidades.
Em suma, enquanto muitos dos Pais não forem capazes de perceber qual o papel que um Caddie deve desempenhar, eles não devem ser autorizados a fazer de Caddie nos torneios de menores de 18 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário